E aí, gostou? Espero ter ajudado! Mas se você ainda tiver alguma dúvida, é só falar comigo nas redes sociais, tá? Use a #LuExplica que eu respondo tudo. :)
Usando a panela de pressão sem medo
Gente, todo mundo sabe que a panela de pressão economiza um bom tempo na hora de preparar as receitas, né? Mas muitas pessoas evitam usar esse utensílio por medo. Por isso eu separei algumas dicas pra te deixar confiante na hora de usar esse acessório na cozinha. Vem comigo saber mais:
Como funciona
a panela de pressão?
Olha, as panelas desse tipo funcionam com um aumento da pressão na parte de dentro já que fica bem fechadinha e tem todo um sistema construído pra isso, com borracha de vedação, válvula de pressão e trava de segurança. Aí o calor dentro da panela fica maior e cozinha mais rápido.
Segurança
Pra diminuir a chance de qualquer probleminha,
a primeira dica é o SELO
DO INMETRO. Toda panela deve conter esse selo,
ele atesta a qualidade do produto. Sem selo, nada
de levar a panela, hein!
E claro que as peças de segurança devem ser bem cuidadas pra não gerar perigo. Isso quer dizer que a borracha de vedação deve ser sempre bem lavada e conferida antes de fechar a panela, tá?

E ao longo do tempo ela vai
precisar ser trocada. Nesse momento compre apenas a borracha original!
Outra peça fundamental é a válvula de pressão. Ela controla a saída de vapor da sua panela. Essa peça não pode entupir, deve ser bem cuidada e lavada sempre.
Quantidade de Água
O nível de água dentro da panela não pode passar de ⅔. Se você olhar bem, ela pode ter uma indicação e esse nível tem que ser respeitado.

Então, a panela sempre vai precisar
de um espaço vazio, combinado?
Deixe a panela
fazer o trabalho
Depois que o líquido ferver lá dentro, o vapor começa a sair
e a válvula ou pino começa a fazer um barulho e soltar uma fumacinha. Nessa hora pode baixar o fogo e marcar o tempo.
Soltando a pressão da panela

Essa parte confunde muita gente. Por esse motivo minha dica é: Deixe a pressão sair naturalmente. Desligue o fogo e pode deixar que a pressão vai saindo aos poucos, até liberar tudo. Parou de fazer barulho? É bom tocar na válvula e ver se tem mais um pouquinho de pressão. Depois disso, só abrir a tampa e aproveitar o alimento.

Ah, não coloque a panela de pressão de baixo da torneira, hein! Isso altera a temperatura muito rápido e pode dar problemas.

Tamanho da panela
Eu ainda separei uma tabelinha pra usar de referência na hora
de escolher o tamanho da sua panela de pressão.