Gente, o tanquinho é um tipo de lavadora semiautomática, que usa o movimento gerado no tambor para circular a água e o sabão, limpando as roupas e tecidos, evitando aquele trabalhão de lavar à mão.
Mas é importante saber que mesmo lavando e enxugando as peças, ele não centrifuga, ou seja, você vai precisar torcer as roupas antes de colocar no varal. Ah! Mas tem alguns modelos que vêm com centrífuga, assim você pode pular essa tarefa.
Na hora de lavar suas peças a dica é ficar de olho na quantidade de roupas, quantidade de água e de sabão para cada tecido e os programas mais indicados para cada caso. Tem ciclos para peças delicadas e até tecidos pesados.
Lembre-se de sempre escolher o programa ideal para não danificar as peças, viu? Ao lado de cada ciclo está indicado o tipo e tempo que vai demorar.
Os tanquinhos são um ótimo custo-benefício, além de ser fácil e versátil de usar, eles ajudam a diminuir o consumo de água e energia, o que pode fazer bastante diferença na conta de luz.
Outra vantagem bem legal é que dá para reutilizar a água para lavar o quintal ou banheiros, por exemplo. É só colocar a mangueira de saída de água em um balde ou bacia. Eu adorei!
Pro seu tanquinho durar muito tempo, é importante tomar alguns cuidados. Começando pela instalação, tem que ser colocado em um local nivelado
e próximo a uma saída de água, assim na hora de escoar é mais fácil.
Outra dica aqui, é evitar molhar o painel e expor o tanquinho ao sol,
chuva e até mesmo a fontes de calor e umidade.
E sempre higienize o filtro de fiapos e os dispenser de sabão
e amaciante para não grudar nenhum resíduo. E gente, também é importante
colocar a quantidade ideal de roupas no cesto, as peças devem ficar submersas
e se movimentando durante o funcionamento, e lembre-se que tecidos muito densos, como jeans e toalhas de banho, dificultam o movimento das roupas na água.
Fique de Olho! O tanquinho pode ser 110v ou 220v, precisa sempre
conferir qual melhor pra onde vai usar antes de escolher a sua, tá?