E aí, gostou? Espero ter ajudado! Mas se você ainda tiver alguma dúvida, é só falar comigo nas redes sociais, tá? Use a #LuExplica que eu respondo tudo. :)

Ter uma cozinha linda e funcional é indispensável em todas as casas, afinal é lá que a família e os amigos se reúnem, não é mesmo? É por isso que separei algumas dicas pra você ficar de olho antes de escolher o modelo ideal.


Vem comigo!

 

A principal diferença entre a cozinha compacta e a cozinha completa é o
tamanho dos móveis:

As cozinhas compactas são armários já prontos e com um tamanho reduzido, com espaço para armazenar todos os seus utensílios como eletrodomésticos, pratos, copos e panelas, além de ser funcional no dia a dia. Ideal pra apartamentos pequenos ou pra quem só quer o essencial, com ótimo custo-benefício!

É essencial levar em conta os espaços do ambiente como: espaço para os eletrodomésticos, eletroportáteis, bancadas livres, acessórios, mesa e cadeiras. Comece usando a fita métrica e tire todas as medidas possíveis do seu ambiente.

Nas cozinhas pequenas, é muito importante considerar também o espaço livre entre outros móveis, sempre deixe uma distância mínima de 80 a 100 cm. Assim você tem espaço para andar pelo ambiente sem acidentes e não desgasta o móvel com impactos.

Aqui as opções são em aço, MDP ou MDF. As cozinhas em aço são mais duráveis, resistentes e mais
fáceis de limpar.

Ah, e pra deixar tudo combinando é legal que a cozinha combine com a decoração do ambiente, né? E como existem muitos estilos e modelos disponíveis, fica bem fácil escolher aquele que mais combina com a sua casa!
Já as cozinhas completas são modelos com tamanhos maiores e vários espaços que, normalmente, não são encontrados nas cozinhas compactas, como nichos, adegas e porta-panos, por exemplo. Geralmente em três formatos: reta, em “U” e em “L”. E o legal aqui é que são modulados, bom pra ambientes pequenos ou grandes! Isso porque produtos modulados têm montagens independentes e podem ser distribuídos pelo ambiente da forma mais adequada e livre possível.
Já as que são produzidas em MDP e MDF podem causar algumas dúvidas, pois são materiais produzidos das mesmas espécies de madeira reflorestada, pinus e eucalipto, mas a diferença aqui é na estrutura interna. O MDP é feito de partículas ou pedaços de madeira prensados. Já o MDF é feito de pó de madeira prensada e resina sintética.

São materiais bem resistentes, legal né?

E na hora da montagem é sempre importante pedir ajuda para um profissional, assim você evita desgastes nas peças e garante mais durabilidade.