Pra começar, você precisa saber qual é a hora certa de fazer a troca.
Se o pneu rasgou
ou tem algum defeito, o ideal é trocar imediatamente, tá?
Agora, se ele não tem nenhum defeito, a dica é sempre ficar de olho
no indicador chamado T.W.I.
Isso porque, todo pneu tem um limite de rodagem. Se essa marcação estiver
em contato com o chão, é porque o pneu não tem mais condições
de uso e precisa ser trocado, combinado?
Largura: O primeiro número com três dígitos é a largura, sempre medida em milímetros.
E quanto mais largo o pneu, maior estabilidade pro carro. Só que, quanto mais largo, mais pesado e duro fica o carro. Então, considere isso se o seu veículo tiver um motor menos potente, tá?
Perfil: O segundo código se chama perfil e mostra a altura, em porcentagem,
em relação à largura. Quanto menor o número, mais baixinho é o pneu.
Diâmetro da Roda: Ele vem logo depois da letra R e é medido em polegadas.
É o famoso aro, sabe?
E, gente, aros de 12 a 15 polegadas são os mais convencionais e equilibrados em relação
à resistência e desempenho. Já os aros maiores, de 16 a 20 polegadas, são indicados pra
carros esportivos. Eles dão mais aderência, estabilidade e também são preparados pra altas velocidades. Sem falar dos aros de 22 polegadas, que são mais utilizados em pick-ups.
Tente não comprar os pneus de segunda mão ou aqueles de marcas que
você
nunca ouviu falar, pois o material usado pode não ser de boa qualidade.
Ah, e sempre é bom conferir se o pneu é certificado pelo Inmetro e nunca
compre
pneus
usados ou recauchutados, tá? Afinal, no trânsito,
a segurança
vem sempre
em primeiro lugar!