E aí, gostou? Espero ter ajudado! Mas se você ainda tiver alguma dúvida, é só falar comigo nas redes sociais, tá? Use a #LuExplica que eu respondo tudo. :)

Na hora de escolher a torneira pra sua casa várias dúvidas podem surgir: É melhor de bica alta ou baixa, de bancada ou de parede, monocomando ou duplo comando? Mas calma que eu separei algumas dicas que
vão te ajudar:

Pra começar, você precisa levar em conta se o local em que você vai instalar a torneira tem ou não o abastecimento de água quente, já que pra usar essa função é preciso ter o aquecedor instalado em casa.

As torneiras convencionais são somente de água fria.

Já os misturadores mesclam água quente e fria, assim, você tem a temperatura desejada. No caso do misturador, o acionamento pode ser feito por duplo comando, em que, você vai precisar de mais dois furos na bancada, ou por monocomando, onde a temperatura da água é ajustada de acordo com a posição da alavanca.

Alguns modelos contam com arejadores que ficam na ponta da torneira, misturando ar e água, reduzindo até 50% do gasto. Demais né?

O próximo passo é decidir se você vai usar uma torneira de bancada ou de parede.

Pra isso, você precisa saber a altura da saída do encanamento. Se o ponto estiver abaixo do topo da bancada, você vai precisar de uma torneira de bancada. Essas torneiras fixadas na bancada são mais fáceis de dar manutenção, além disso, são mais práticas na hora de fazer uma adaptação pra água quente.

A pergunta aqui é: Onde a torneira vai ser instalada? Se é no banheiro, pode ser uma bica baixa, mas é importante deixar um espaço de 15 cm entre a torneira e o topo da cuba, assim, fica confortável lavar as mãos, por exemplo. Agora, se a cuba for do tipo de sobrepor na bancada, é importante escolher uma torneira com a bica alta.

Caso você não queira instalar um aquecedor em casa, mas quer ter água quente saindo na sua torneira, uma ótima opção são as torneiras elétricas ou eletrônicos. O legal da água quente é que além de auxiliar no preparo de alimentos, também ajuda a remover sujeiras mais difíceis de tirar.

Ah, e ainda tem as torneiras com filtro, que ajudam a eliminar impurezas e microrganismos, oferecendo água limpinha pra você beber direto da pia.

Se for na cozinha, o ideal é uma bica alta, assim, você tem espaço pra lavar panelas e louças maiores ou higienizar alimentos. E a dica aqui é deixar ao menos 30 cm de altura, da ponta da torneira até o ralo.
Já as torneiras de parede ficam presas diretamente no ponto de água da parede, logo acima do topo da bancada. Elas são mais fáceis de limpar e não ocupam espaço na bancada.
Tem várias opções de torneiras com temporizador e com sensor automático. Essas são ideais pra lugares públicos e comércios, já que ajudam a economizar água.

As opções disponíveis são em plástico ABS e metal. As opções em ABS, podem ser coloridas ou metalizadas e são mais baratas.

Já as torneiras de metal, geralmente, possuem o miolo feito de latão, liga de cobre ou zinco, ou aço inoxidável, sendo mais resistentes.

Essas torneiras trazem um design sofisticado e funcionalidades que realmente facilitam na hora de cozinhar. Elas geralmente têm um bico mais alto e flexível pra manusear com total liberdade, além disso, elas ainda economizam água.

A dica aqui é ficar de olho na altura, alguns modelos chegam a 70 cm e pode causar problemas com o armário aéreo

As torneiras pra área de serviço ou lavanderia tem duas saídas: uma torneira no tanque e uma na mangueira ligada a máquina de lavar.

E na hora da limpeza, nada de usar produtos abrasivos, combinado? Assim você mantém a cor e o brilho da sua torneira por mais tempo.